Quem somos?

Aproximando pessoas e ciências!

A Climacta é uma empresa de serviços que adota técnicas de agricultura 4.0. por meio de monitoramento do clima, viabilizamos a aplicação de práticas agrícolas sustentáveis.

 

 

Somos genuinamente uma empresa brasileira. Conhecemos profundamente as necessidades do produtor agrícola. Por isso nossas Soluções Inteligentes foram desenvolvidas para aproximar a ciência das pessoas. Estamos comprometidos em colaborar com a cadeia produtiva agrícola e adotar modernas tecnologias que contribuem para o fortalecimento dos negócios e aceleração do desenvolvimento sustentável das propriedades agrícolas.

 

 

Por meio do monitoramento do microclima das lavouras e sensoreamento remoto satelital, nossa plataforma processa informações meteorológicas transformando-as em conhecimento científico.

 

 

Oferecemos soluções no agronegócio que beneficiam produtores agrícolas diretamente:

 

 

  • Maior segurança e assertividade nas tomadas de decisão;
  • Maior racionalização no uso dos “venenos nas lavouras”;
  • Melhor uso da água de irrigação,
  • Menor impacto ambiental;
  • Menor custos de produção sem comprometer a produtividade.

A plataforma tecnológica Hemisphere é a base dos serviços da Climacta. A função da plataforma  Hemisphere é integrar informações climáticas obtidas de estações meteorológicas e sensoreamento remoto satelital  a um sistema de informática.

O que fazemos?

Nossas soluções estão baseadas na Internet no conceito de Software como Serviço - SaaS, isso garante mais agilidade e segurança.

SaaS, ou Software como Serviço, foi a melhor forma que encontramos para disponibilizar nossas soluções de tecnologia por meio da internet. Com esse modelo, a Climacta não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet.


Tais serviços são viabilizados através da plataforma tecnológica Hemisphere.


Por estar integrada à rede de satélites e às estações meteorológicas, a plataforma Hemisphere é capaz de registrar e armazenar um vasto banco de dados climáticos coletados a campo, em tempo real. Pela internet, estes dados são processados, permitindo que, de qualquer lugar onde estiver, o usuário possa acessar os aplicativos contratados. Dessa forma, mesmo estando na cidade, o cliente pode orientar seus colaboradores à distância, conferindo maior agilidade e segurança às tomadas de decisão.


A operação de campo, que vai de instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos a treinamento de usuários do sistema de informação, é controlada pela internet, por profissionais habilitados pela Climacta. Alguns dos benefícios oferecidos pela plataforma Hemisphere são: identificar o momento certo para pulverização de agrotóxicos com a finalidade de reduzir o seu uso e também manejar a irrigação para economizar água e energia.

Nossos serviços estão disponíveis para os seguintes cultivos: soja, batata, tomate, folhosas, milho, trigo, uva, maçã, feijão, café e algodão. A plataforma 

Hemisphere está constituída por diversos algoritmos que geram coeficientes de riscos, tais como:


• Alerta sobre a favorabilidade climática para a infecção das doenças de diversos cultivos, como: soja, batata, tomate, cenoura, cebola, maçã, uva.

• Manejo da água usada para irrigação;

• Previsão da brotação da macieira;

• Previsão da colheita de milho doce através do cálculo real das unidades térmicas diárias.

 

Inovação

Aumentar a segurança alimentar, racionalizar insumos e mananciais aquáticos, sem afetar a produção agrícola é o papel fundamental da plataforma de inovação tecnológica da Climacta.

Na Climacta, entendemos que, para o agricultor adotar práticas agrícolas sustentáveis e exercer uma boa gestão ambiental de sua propriedade, é fundamental que haja inclusão digital e conectividade no campo. É necessário que haja soluções ágeis para monitoramento meteorológico, pois com a instabilidade do clima no planeta as informações devem estar disponíveis em tempo real. Por isso, Inovar é imprescindível. Sabe-se que a população rural tem dificuldade e/ou pouca familiaridade com a informática. Mas a entrada da tecnologia digital no setor agropecuário está mudando.

 

Mas, ainda, há falta de informação sobre o clima. A plataforma Hemisphere está preparada para monitorar o clima em tempo real com exatidão e precisão, indicando-lhe as ações que devem ser executadas com segurança e comodidade. Na Climacta, reconhecemos esse papel essencial da Inovação e sabemos que, sem democratizar a ciência e a tecnologia, não haverá soberania. Além disso, o desenvolvimento sustentável não deve ser apenas um termo da moda: precisa deixar de ser teoria para se tornar realidade.

 

Com excelência, a Climacta controla toda a operação de campo, através de sensoreamento remoto. Seja por satélites geoestacionários ou por estações meteorológicas a empresa garante a eficácia da transmissão de dados, sua confiabilidade e também armazenamento dos dados em servidores dedicados. Os principais benefícios desta inovação tecnológica desenvolvida pela Climacta são: identificar a hora certa para o controle eficaz das doenças, reduzir os custos de produção com a racionalização do uso de agrotóxicos e economizar água e energia na irrigação através do monitoramento das condições de umidade do solo.